Os meniscos são estruturas móveis formadas por um tipo de cartilagem, chamada fibrocartilagem, localizadas entre o fêmur e a tíbia, e funcionam como amortecedores do joelho, absorvendo impacto. Com frequência, estas estruturas podem ser lesionadas, causando as ruturas meniscais, que podem ser de natureza traumática ou degenerativa.
As lesões traumáticas são decorrentes de esportes com mudanças de direção, rotação e flexão dos joelhos, como o futebol, basquete, lutas, esqui entre outros. Na corrida pode ser causada por sobrecarga ou impacto.
Na lesão degenerativa, essa fibrocartilagem que é rica em líquidos, degenera com o passar dos anos, ficando menos elástica. Ocorre então a rutura do menisco, causando dor no lado afetado, eventualmente inchaço e algumas vezes dificuldade para movimentar o joelho.
O tratamento a ser instituído vai variar de acordo com os sintomas do paciente, a idade, tipo de atividade física e da lesão. Cada caso deve tem de ser analisado individualmente para definir o melhor tratamento.
Principalmente na lesão degenerativa, o tratamento indicado é inicialmente conservador que consiste em repouso, redução de atividades, gelo e medicação analgésica, associada a reabilitação fisioterápica. Caso não haja melhora dos sintomas, o tratamento cirúrgico, pode ser indicado.
O tratamento cirúrgico é realizado atualmente, com cirurgia vídeo- artroscópica. Pode ser feita a sutura do menisco ou a remoção somente da área lesionada, que denominamos meniscectomia parcial. Na maioria das vezes, o atleta lesionado pode voltar à atividade.